E o Systemd me deixando fulo da vida

 Se tem uma coisa que me deixa mordido da vida por utilizar o Systemd é o seu comportamento. Recentemente tive péssima experiência com ele.

Arquitetura-do-systemd.

E o Systemd me deixando fulo da vida

Meu assunto sobre o Systemd, tanto no meu canal quando blog, começaram através do vídeo sobre a distribuição Debian. Veja abaixo a parte que menciono sobre o Systemd no vídeo do Debian:

Daí rolou todo aqueles boatos que o Systemd causa ameaça ao software livre e de código aberto. Sendo franco e imparcial sobre o assunto, todos esses assuntos não passam de especulação. Muitos nem mesmo sabiam que o Systemd já estava presente no Debian 7.
 Esse assunto virou especulação tão grande que vi em fóruns internacionais o pessoal afirmando que o Systemd se trata de uma armadilha da Microsoft para acabar com o Software livre.... (ri muito)

 Foi onde fiz o vídeo "O caso Systemd":


Resolvi fazer questão de utilizar o Debian para verificar o que o Systemd tem a oferecer. Na questão de boot mais rápido como proposto... sim, ele oferece um boot mais rápido. Pude notar isso do Debian 7 para o 8, mas agora vou expor a minha raiva sobre o Systemd.

Gostei dele, está funcionando bem (também, depois de anos de desenvolvimento, se não funcionasse bem, se joga da ponte), só que como qualquer outra daemon init faz... nada de inovador ao meu ver (ao menos, não ainda).

Pergunta feito a Linus sobre o Systemd, podemos ler o seguinte:
init system
Por lorinc
 Não havia um kernel unix-like decente, você escreveu um que se tornou finalmente o mais utilizado. Não havia um software de controle de versão decente, você escreveu um que se tornou finalmente o mais amado. Você acha que já temos uma init system decente, ou você tem plano de escrever uma que vai finalmente se estabelecer no mundo nesse tópico quente?
Linus: Você pode dizer que a palavra "systemd", não é uma palavra de quatro letras. Sete letras. Conte-as.
 Tenho que dizer, eu realmente não tenho ódio pelo systemd. Acho que ele melhora bastante no estado sobre init, e não, eu não me vejo aprofundando em toda essa área.
 Sim, ele pode ter uns poucos cantos estranhos aqui e ali, e tenho certeza que você encontrará coisas a desprezar. Isso acontece em todo projeto. Não sou um enorme fan de binary logging, por exemplo. Mas isso é só um exemple. Prefiro muito mais a infraestrutura do systemd para a inicialização de serviços do que a da tradicional init, e acho que é uma decisão de projeto muito maior.
 Sim, Tenho questões de personalidade com alguns dos mantenedores, mas isso é uma questão de como você trata de bug reports e aceita a culpa (ou não) para quando coisas vão erradas. Se as pessoas acham que isso siginificava que eu tenho antipatia ao systemd, terei que lhes desapontá-los, pessoal.

Agora, expondo o lado que o Systemd me deixa irritado, notei que ele apresenta uma falha ao atualizar o sistem. Após atualização utilizando aptitude safe safe-upgrade, algumas vezes o computador não desliga quando ao utilizar um dos comando:
$systemctl poweroff
#halt
#init 0
 Da semana passada pra cá, já foram três vezes que isso aconteceu. Sendo franco, isso é muito irritante; não consigo desligar o computador em algumas ocasiões. Tenho que puxar o cabo, por que na tela consta que o sistema foi desligado, mas está la, o computador ligado.

 O Pulse áudio, ficou muito a dever. Me da um trabalho conseguir uma qualidade razoável no áudio para os vídeos (o ALSA fazia isso melhor). Questão do boot rápido, ao meu ver foi simplesmente reinventar a roda, pois o OpenRC já fazia isso a bem mais tempo (e oferece boot bem mais rápido). Não sei por que não analisaram o OpenRC melhor antes de desenvolver o Systemd, talvez alguma questão na clausula 2 da licença BSD que poderia atrapalhar.

 Bom, mas enfim, esse artigo foi um feedback a quem quiser saber mais sobre o Systemd. Ele é uma realidade (aceitemos ou não). Não deixem de ler o artigo sobre o introdução ao Systemd que eu traduzi direto da Linux Foundation.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Marcadores

A pior história sobre Linux que já ouvi (5) A.I (2) ambiente gráfico (19) AMD (14) analise (10) Andriod (16) android (7) Apple (1) arm (5) artigo (5) aws (1) bc (23) benchmark (6) BetrFS (1) blackhat (1) BSDs (30) btrfs (32) bugs (2) Caixa de Ferramentas do UNIX (19) canto do Diego Lins (2) certificações Linux (7) Código Fonte (54) comandos (31) comp (1) compressores (5) container (7) CPU (19) cracker (1) criptografia (5) crowdfunding (9) cursos (24) daemons (13) Debian (31) desempenho (1) desenvolvimento (90) desktop (19) DevOps (3) DevSecOps (4) dic (1) Dica de leitura (90) dica DLins (2) dicas do Flávio (27) Dicas TechWarn (1) diet libc (3) diocast (1) dioliunx (3) distribuições Linux (14) Docker (12) DragonflyBSD (22) driver (1) ead Diolinux (2) edição de vídeo (5) embarcados (1) EMMI Linux (4) emuladores (9) endless (5) English interview (3) Enless OS (2) entrevista (17) espaço aberto (82) evento (6) facebook (1) Fedora (10) filesystem (82) financiamento coletivo (2) fork (4) fox n forests (4) FreeBSD (20) Funtoo Linux (13) games (94) gerenciadores de pacotes (4) glaucus (3) GOG (3) google (9) gpu (3) hacker (2) hardware (104) hash (1) helenos (3) I.A (1) init system (11) Intel (15) inteligencia artificial (2) IoT (1) ispconfig (1) jogos (38) kde (1) kernel (138) lançamento (64) leis (1) LFCS (1) libs (2) licenças (8) Linus (16) linus torvalds (2) Linux (194) linux foundation (3) linux para leigos (1) live (5) LPI (8) LTS (1) Mac (1) machine learning (1) matemática (9) mesa redonda (27) microcontroladores (1) microsoft (6) microst (1) muito além do GNU (165) musl (3) não viva de boatos (9) navegadores (5) NetBSD (7) newlib (1) nim (1) nintendo (1) novatec (17) novidades (1) nuvem (1) o meu ambiente de trabalho (3) off-topic (12) open source (84) OpenBSD (7) OpenShift (1) oracle (1) os vários sabores de Linux (43) padrim (2) palestras e eventos (5) partições (6) pentest (8) performance (1) pipewire (1) plan9 (1) playstation (1) processadores (30) professor Augusto Manzano (11) Programação (64) promoção (1) propagandas com Linux (8) ps4 (1) real-time. (1) Red Hat (23) redes (4) resenha nerd (4) Resumo da Semana do Dlins (2) resumo do Tux (19) retrospectiva Linux (1) risc-V (14) RISCV (13) rtos (1) runlevel (2) rust (12) segurança digital (24) servidor web (2) servidores (2) shell (9) shell script (8) sistema operacional (25) skarnet (1) smartphones (3) Software livre e de código aberto (151) sorteio (3) Steam (10) Steam no Linux (8) supercomputadores (4) suse (6) systemd (7) terminal (89) terminal de comandos (18) toca do tux (1) toybox (27) tutorial (6) Tux (3) unboxing (7) UNIX (17) UNIX Toolbox (14) vartroy (1) vga (1) virtualização (2) vulnerabilidade (6) wayland (5) web (1) whatsapp (1) whitehat (1) Windows Subsystem for Linux (2) wine (14) WoT (1) yash (1) ZFS (15) zsh (3)